Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

UMBRA

UMBRA
Tags
Projetos

Facebook

Informação

21-07-2017

Entidade responsável pelo projeto: Pedro Renca

Destinatários do projeto: Pedro Renca, Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, Mestre em Toxicodependência e Patologias Psicossociais, Pós Licenciado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria e Pós Graduado em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde, desenvolve a sua atividade profissional no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra- Centro de Resposta Integrado de Psiquiatria. Ao longo da sua carreira, tem mantido uma preocupação constante no âmbito da discriminação e estigma que circundam a doença mental, o doente mental e as questões associadas à saúde mental. Neste sentido, teve já a oportunidade de desenvolver alguns projectos, precisamente para tentar esclarecer a comunidade em geral sobre estas temáticas da saúde e doença mental, possibilitando deste modo o confronto de ideias. São exemplos de alguns dos trabalhos: Livros: - “Historinhas em Psiquiatria” (2008) - “A linha do nosso Interior” (2015) Filmografia: - “Esta é a Minha Casa” (2014) - “UMBRA” (2015) Com o propósito já referido, em 2015 realizou um novo filme, uma curta-metragem documental, onde pretende retratar e fazer refletir as possibilidades que cada um de nós tem de encontrar uma (ou várias) estratégia(s) para promover a sua saúde mental. No caso concreto, fala de um relacionamento entre uma égua, Umbra, e a sua dona, Rute e o equilíbrio de saúde mental conseguido nesta interação (conforme a sinopse abaixo). É um filme cuja população alvo é a infantil (M/ 12), a adulta e a mais idosa porque a promoção da “nossa” saúde mental cabe a cada um de nós. Neste momento o documentário já conta com diversas exibições em diversas cidades e eventos. São exemplo as cidades de Faro, Cascais, Portalegre, Porto, Coimbra, Funchal, Guarda, Fundão, Carvoeiro... Assim como participou em diversos festivais internacionais de cinema da área da saúde mental como: - FICSAM 2016- Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental que decorreu em Faro e tem a sua candidatura feita para o festival internacional a realizar na Escócia no mês de Novembro 2017.

SINOPSE Rute tenta encontrar um equilíbrio entre a sua saúde mental e o mundo que a rodeia. Umbra, uma égua de raça frísio, é o seu maior apoio emocional. Após ter sido diagnosticado um tumor sarcoide a Umbra, a intervenção cirúrgica para a sua remoção torna-se a única solução viável. Rute entra num quadro de ansiedade e tristeza profunda. Nasce, assim, um jogo onde Rute e Umbra se vão amparar mutuamente nas suas tormentas e incertezas. Agora, Umbra, com três anos de idade, ainda recupera junto de Rute, ali, naquele lugar singular em que as inquietações de uma sociedade desestruturada são colocadas de lado e se reencontra o perfeito equilíbrio. Ficha Técnica Participação: Rute Renca, Umbra Realização: Pedro Renca Consultor: Jorge Pelicano Produção: Pedro Renca Montagem: Pedro Renca Edição: Hugo Moreira, Pedro Renca Direção de Fotografia: Pedro Renca Câmara: Pedro Renca Câmaras adicionais: Pedro Aguiar, Rui Campos Música original: Miguel Cordeiro ("Opening Scene"), Victor Afonso (“Encontrar o Caminho”, “Ruminações”, “Solidão Campestre”) Sonoplastia: Pedro Renca Agradecimentos: Carla Silva, Carlos Braz Saraiva, Eduardo Renca, Nuno Renca, Óscar Nogueiro Titulo original: Umbra País de origem: Portugal Ano: 2015 Duração: 20’ Género: Documentário M/ 12 Formato: Full HD 16:9

 

Local onde se realiza: Registo documental cinematográfico realizado na cidade da Guarda.

De que forma este projeto potencia, a saúde e bem-estar mental e neurológico? Este documentário tem como finalidade retratar e fazer refletir as possibilidades que cada um de nós tem de encontrar uma (ou várias) estratégia(s) para promover a sua saúde mental. No caso concreto, falasse de um relacionamento entre uma égua, Umbra, e a sua dona, Rute e o equilíbrio de saúde mental conseguido nesta interação. O projecto é facilitador de debates na comunidade para autoreflexão e reflexão em grupo de como cada um de nós é capaz de conseguir ultrapassar niveis de ansiedade e tristeza que nos chegam no nosso dia a dia.

E-mail

 


Partilhar


Comentários

Registe a sua entidade

Guia da plataforma saudementalpt

Rede de Parceiros/Patrocinadores

  • Goupbuzz