Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Acerca da plataforma

be3da3670a.png

A Plataforma de Saúde Mental e Neurológica em Portugal

Esta plataforma tem a ambição de ser o espaço que faltava para que o cidadão comum e o profissional de saúde esteja mais, e melhor, informado e esclarecido sobre as respostas que existem a nível saúde mental e neurológica no nosso país. Pretende potenciar, o mais possível, caminhos de recuperação e a promoção da saúde psicológica e do cérebro em todos. Tem ainda ambição de potenciar sinergias entre os agentes que atuam nesta área, sobretudo entre as entidades do 3º setor (sem fins lucrativos).

A informação sobre a área da saúde mental e neurológica na internet é dispersa e, algumas vezes, pouco fidedigna, pelo que faltava um espaço válido que reunisse informação válida e fiável.

Nomeadamente o agregar da informação sobre as respostas de saúde e sociais a nível nacional, organizada pelos vários grandes domínios da saúde mental/neurológica, não existia, pelo que era imperativo um espaço que respondesse a esta necessidade.

 

CONCEITO

Saudementalpt é uma plataforma online de comunicação sobre a área da saúde mental e neurológica, de âmbito nacional, cuja ação é pautada por rigor técnico e qualidade deontológica. Destaca-se o seu carácter agregador das respostas sociais existentes nesta área da saúde. Inova ainda pela preocupação em informar e capacitar diferentes públicos-alvo (cidadão, profissional, entidades). Os seus diferentes utilizadores registados podem usufruir de funcionadas especificas, e especializadas, de acordo o seu perfil e necessidades. Devido ao seu caráter agregador, a plataforma saudementalpt facilita o acesso de todos ao considerado útil e pertinente (nacional e internacional), nesta área da saúde.

 

MISSÃO

A missão da plataforma saudementalpt triparte-se em:

INFORMAR:

·         Melhor informar a população em geral sobre a área da saúde mental e neurológica e potenciar a promoção da saúde de todos.

·         Apresentar as redes de referenciação de saúde do Sistema Nacional de Saúde, para potenciar que as pessoas tenham acesso facilitado aos locais e à informação sobre os tratamentos úteis.

·         Mapear e partilhar projetos inovadores, boas práticas e organizações (3º setor, privadas) que prestam serviço nesta área e informar acerca dos seus serviços e produtos.

CRIAR REDE:

·         Criar uma rede de informação e divulgação sobre esta área da saúde para profissionais que atuem na mesma e/ou outros interessados.

·         Criar uma rede sinérgica entre as instituições desta área da saúde

e

CAPACITAR

·         Possibilitar educação sobre este tema para melhor entendimento e redução de estereótipos por parte de todos.

·         Esclarecer e orientar a pessoa com doença mental e a com qualquer limitação, perturbação ou afetação ao nível do funcionamento cerebral, e os seus familiares/cuidadores.

 

TERMINOLOGIA

O novo conceito «saudementalpt» nasceu para acrescentar valor à área da saúde mental e neurológica nacional. Partiu da conceção da Organização Mundial de Saúde que diz que «A saúde mental é mais do que a ausência de doença mental: é vital para indivíduos, famílias e para as sociedades», que é ... um estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas próprias habilidades, pode lidar com o stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de dar um contributo a sua comunidade (OMS 2001,p.1)**. Neste sentido positivo, saúde mental é a base para o bem-estar e funcionamento eficaz do indivíduo e de uma comunidade e é esta a premissa do conceito saudementalpt. 

Desde que haja um qualquer constrangimento que impede o desejável funcionamento cerebral ou mental, gera-se dificuldade na adaptação, ou na integração, da pessoa aos seus diferentes contextos de vida, com (ou sem) sofrimento psicológico, perturbação no desempenho de tarefas quotidianas, ou restrição da sua autonomia. Desta forma o conceito saudementalpt, além de contemplar a importânica de promover a saúde mental e neurológica, integra informação sobre as perturbações de aprendizagem, as perturbações de neurodesenvolvimento do cérebro, as neurocognitivas, a deficiência inteletual, as alterações/desvios de comportamento, os consumos de substâncias, ou qualquer outra afetação/limitação do funcionamento cerebral. 

A definição das grandes áreas da plataforma saudementalpt teve por base os manuais de classificação internacionais de saúde mental e a procura de uma operacionalização eficiente da categorização das várias entidades a integrar o campo de pesquisa da plataforma. As grandes áreas definidas são:

- Doença mental própria do Jovem e Adulto

- Perturbações do neurodesenvolvimento e da 1ª e 2ª infância

- Deficiência intelectual

- Psicogeriatria e/ou doenças neurogenerativas

- Dependências e consumos

- Outras Perturbações transversais na idade

- Outras lesões ou condições neurológicas

- Doenças neurodegenerativas

- Promoção do bem-estar e da saúde neuronal

- Apoio ao familiar/cuidador

- Apoio às entidades da área

 

AÇÃO

A atividade da plataforma saudementalpt resultará da ação concertada dos seus vários membros, agentes na área da saúde mental e neurológica nacional, que compõem a Comissão Gestora e a Comissão Científica, ou que integram a plataforma para serem mapeadas como resposta na área da saúde mental nacional.

As entidades que integrarem a plataforma saudementpt passarão a constar no «mapa» das respostas de saúde mental nacional, terão uma página dedicada a si, na qual poderão apresentar-se e aos seus serviços, os seus projetos, etc. Saiba mais no menu «Integre a Plataforma Saudementalpt».

A Comissão Científica, tratando-se de entidades, além de adquirirem todas as vantagens conferidas às Entidades «mapeada», conseguem, autonomamente, criar informação na plataforma (notícias, artigos, eventos), aportar nesta conteúdos nas suas diferentes rúbricas (projetos, oportunidades, legislação, etc.) e inserir entidades na plataforma (excepto as que têm fins lucrativos). A integração na Comissão Científica acontece mediante convite dirigido, ou sob proposta aprovada.

 

GESTÃO

Sentido de Si - associação de saúde mental é a entidade mentora da plataforma saudementalpt, tendo sido possível concretizar a mesma na web através da parceria com a empresa GoUpBuzZ.com. Ambas as entidades, em parceria, são as responsáveis pela gestão da plataforma saudementalpt.


Registe a sua entidade

Guia da plataforma saudementalpt

Rede de Parceiros/Patrocinadores

  • Atlas da Saúde
    Goupbuzz

Entidades Aderentes

  • APPDA-Setúbal, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo-Setúbal
    Associação Paralisia Cerebral Odemira
    Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa
  • Fundação Beatriz Santos
    MaisINcomum - Associação para a Intervenção Social, Cultural e Recreativa
    Obras Sociais do Pessoal da CM e SM de Viseu
  • Delegação da Madeira da Alzheimer Portugal
    Serviços Núcleo de Aveiro da Alzheimer Portugal
    Serviço Gabinete de Coimbra da Alzheimer Portugal
  • Delegação Centro da Alzheimer Portugal
    Delegação Norte da Alzheimer Portugal
    Núcleo do Ribatejo da Alzheimer Portugal