Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

O Acidente Vascular Cerebral é um ataque ao cérebro: Previna-o! Trate-o | Comemoração do Dia Mundial do Cérebro 2017

O Acidente Vascular Cerebral é um ataque ao cérebro: Previna-o! Trate-o | Comemoração do Dia Mundial do Cérebro 2017
12:28:25 21-07-2017 Comissão Gestora da Plataforma Saudemental em parceria com a World Federation of Neurology (WFN), Destaques

Descrição

Para marcar o «World Brain Day» / «Dia Mundial do Cérebro», celebrado no dia 22 de julho, a Sentido de Si - associação de saúde mental, no âmbito da Plataforma Saudementalpt, juntou-se à World Federation of Neurology/Federação Mundial de Neurologia e à World Stroke Organization/Organização Mundial do AVC, para potenciar o aumento  da conscientização sobre o elevado número de acidentes vasculares cerebrais (AVC) que acontecem anualmente.

"O acidente vascular cerebral é a epidemia do século XXI", refere o Prof Raad Shakir, presidente da Federação Mundial de Neurologia (WFN), para explicar a decisão da organização em assumir como tema para a celebração do Dia Mundial do cérebro deste ano «O Acidente Cerebral Vascular é um ataque ao cérebro: Previna-o! Trate-o», celebrado pela WFN em parceria com a World Stroke Organization (WSO). Em Portugal a Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) uniu-se a estas entidades a fim de aumentar a consciencialização em relação ao AVC e  a Sentido de Si - associação de saúde mental não quis deixar de procurar contribuir para exponenciar este alerta. O World Brain Day foi lançado pela WFN em 2014 e é dedicado a um tema diferente a cada ano. A Sentido de Si - associação de saúde mental une-se, este ano, a inúmeras organizações em todo o mundo para apoiar esta campanha de conscientização. "Queremos usar esta iniciativa para ajudar a reduzir o número de mortes e incapacidades causadas pelos acidentes vasculares cerebrais", refere o Prof. Shakir.

Mais de 16 milhões AVCs ocorrem globalmente a cada ano, uma em cada seis pessoas sofrerá um AVC durante a vida. Com mais de 6 milhões de mortes, o AVC é a principal causa de morte em escala global. Muitos dos 26 milhões de sobreviventes de AVC em todo o mundo vivem com incapacidades significativas. 90 por cento dos AVCs estão ligados a 10 fatores de risco que demonstram o enorme potencial de prevenção nas populações do indivíduo. Em Portugal, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Neurologia «o AVC é a principal causa de morte a seguir ao cancro, e a principal causa de incapacidade permanente. Três portugueses por hora sofrem um AVC, num total anual de 2 habitantes por cada mil.»

Conheça mais sobre os seguintes temas com o apoio da Sociedade Portuguesa de Neurologia que trabalhou a campanha da WFN e da WSO: :

- Acidente vascular cerebral classificado como doença neurológica pela OMS

- Dez fatores de risco são responsáveis por 90 por cento de todos os AVC

- A detecção precoce salva vidas

- PISTAS PARA IDENTIFICAR UM AVC (para não médicos)

 

A comissão gestora da plataforma saudementalpt traduziu e adaptou uma apresentação dos parceiros internacionais, criada para celebrar o Dia Mundial do AVC de 2017, e deixamos o acesso à mesma, em formato pdf. Boa leitura!

A COMISSÃO CIENTÍFICA DA PLATAFORMA SAUDEMENTALPT

 

              

 


PDF

Clique aqui para ver o pdf


Tags:

Partilhar


Comentários

Outros(as) Destaques

Registe a sua entidade

Guia da plataforma saudementalpt

Rede de Parceiros/Patrocinadores

  • Goupbuzz