Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

As 10 «uvas passas» para «ingerir» na passagem para o novo ano para promover a sua felicidade

As 10 «uvas passas»  para «ingerir» na passagem para o novo ano para promover a sua felicidade
13:25:39 30-12-2018 Comissão Científica Plataforma Saudementalpt Destaques

Descrição

Experimente estas sugestões para manter a sua saúde mental, ou a reequilibrar:

 

1.     Valorize-se

Mime-se com gentiliza e respeito e evite a autocrítica. Arranje tempo para tempos livres e projetos favoritos. Alguns exemplos: faça jogos, crie uma horta, pratique dança, aprenda algo de novo (um instrumento musical, outra língua). O cérebro precisa de ser estimulado.

 

2.     Cuido do seu corpo

Cuidar-se fisicamente pode melhorar a sua saúde mental. Pratique exercício físico pois este melhora o humor e o sono.

Durma o suficiente

 

3.     Viva rodeado de boas pessoas.

De pessoas com fortes ligações afetivas e sociais. Estas são a sua rede de apoio. Evite as pessoas que lhe causam mal-estar, ou, ansiedade. Fala planos de convício e confraternização com as suas boas pessoas.

 

4.     Dê de si aos outros.

O fazer o bem desperta mecanismos neurobiológicos promotores de bem-estar mental.

 

5.     Aprenda a lidar com o stress do dia-a-dia

Pratique boas capacidades de o confrontar, e não o ignore. Assuma que está em ansiedade e em stress, perceba isso. Arranje, de seguida, estratégias simples para lidar com isso, para relaxar. Exemplos são fazer um passeio pela natureza, passear ou brincar com o seu animal de estimação, escrever um diário ou textos, fazer meditação ou mindfulness - que não é mais do que num ambiente confortável centrar-se nesse momento e sentir a sua respiração, a paz do momento. Além disso, lembre-se de sorrir e de ver humor na vida, dado que estes impulsionam o sistema imunológico, aliviam a dor e relaxam o corpo.

 

6.     Defina metas objetivas

Defina objetivos que pode alcançar efetivamente e anote os passos que precisa de realizar para alcance dos mesmos. À medida que os vai realizando vai-se sentir realizado/a.

7.     Quebre a monotonia

Embora as nossas rotinas nos tornem eficientes e aprimorem o nosso sentimento de segurança e de proteção, uma mudança neste ritmo pode animar um cronograma tedioso. Planeie um jantar, uma viagem, a visita a alguém, imprima fotos e pendure-as em casa, etc.

 

8.     Obtenha ajuda quando precisar

Procurar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de força. Há profissionais de saúde que o/a podem ajudar para que, mais facilmente, supere a dificuldade que está a sentir.

 

9.     Evite consumos de álcool e de drogas

O álcool deve ser consumido no mínimo possível e todas as outras substâncias tóxicas prejudicam a saúde do seu cérebro, logo a sua saúde mental e neurológica.

 

10.  Alimente-se de forma adequada, com superalimentos que alimentam o seu cérebro

Uma alimentação saudável é possível a qualquer pessoa. Lembre-se que «somos o que comemos» física e mentalmente. Uma grande rede dos neurotransmissores, importantes para a regulação do humor, encontram-se nos intestinos, cuide da saúde deles. Consuma os superalimentos que protegem e promovem a saúde do cérebro (abacate, frutos vermelhos, peixes com óleos gordos, nozes, etc.) e evite os «maus» alimentos, tais como, o açúcar, os fritos, o excesso de carboidratos, etc.

 

Ainda vos deixamos o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Promoção da saúde mental, aqui.

 

A COMISSÃO CIENTÍFICA DA PLATAFORMA SAUDEMENTALPT


Fontes:

Textos adaptado da Associação Nacional de Saúde Mental Americana e do Coselho Nacional de Saúde Comunitária Comportamental Americana

Imagem: https://s2.glbimg.com/p9PsTv3EPsFdkgBp9mQ5XyLpt8Q=/1280x720/s3.glbimg.com/v1/AUTH_180b9dd048d9434295d27c4b6dadc248/media_kit/2b/c6/46830a31be731225fa422f4e0873.png


Tags:

Partilhar


Comentários

Outros(as) Destaques

Registe a sua entidade

Guia da plataforma saudementalpt

Rede de Parceiros/Patrocinadores

  • Goupbuzz