Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

JOVENS E SAÚDE MENTAL NUM MUNDO EM MUDANÇA, é o tema do dia 10 de Outubro de 2018 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

JOVENS E SAÚDE MENTAL NUM MUNDO EM MUDANÇA, é o tema do dia 10 de Outubro de 2018 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL
08:18:02 10-10-2018 Comissão Científica Plataforma Saudementalpt Destaques

Descrição

Metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos. Talvez por isso, o tema deste ano para celebrar o dia mundial da saúde mental seja «Jovens e saúde mental num mundo em mudança».

Metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada. A depressão é a terceira principal causa de doença mental na adolescência.

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos.

O uso prejudicial de álcool e de drogas ilícitas entre os adolescentes é uma questão importante em muitos países. Pode levar a comportamentos de risco, como a sexo inseguro, ou condução perigosade veículos.

As perturbações alimentares também são um motivo de preocupação.

 

O que fazer?

Felizmente, há um crescente reconhecimento da importância de ajudar os jovens a construir uma resiliência mental, uma boa capacidade de gerir as suas emoções desde tenra idade, a fim de conseguirem lidar com os desafios do mundo de hoje. Crescem as evidências de que promover, e proteger, a saúde do adolescente traz benefícios não apenas à saúde dos adolescentes, tanto a curto, como a longo prazo, mas também às economias e à sociedade. Jovens adultos saudáveis ​​são capazes de fazer importantes contribuições para a sociedade, para as famílias e para as comunidades em geral.


A prevenção é o outro grande passo para a saúde mental dos jovens.

A prevenção deve começar com o proporcionar de um ambiente saudável em casa, nas escolas e nos vários contextos de vida dos jovens. Estes devem transmitir o sentimento de valorização e reconhecimento, de segurança, mas sem excessiva proteção, pois os jovens devem ser capazes de fazer face, e resolver, obstáculos e problemas. O excessivo contacto com estímulos e o número elevado de atividades comuns nas sociedades modernas também são nefastas para a saúde mental dos jovens. É necessário promover o convívio, o diálogo, o contacto com atividades de lazer e desportivas, idealmente junto da natureza. É útil potenciar o foco do jovem no presente, nos momentos individuais, e não o contagiá-lo com os muitos «e se» dos adultos de hoje que vivem «stressados» e ansiosos.

A deteção de que algo não está bem com o jovem é o passo anterior à instalação do problema de doença mental no jovem. Começa com o conhecimento e compreensão dos primeiros sinais e sintomas de alerta da doença mental. Pais e professores podem ser os primeiros a detetá-los. O apoio psicossocial pode ser fornecido nas escolas e noutros ambientes comunitários e, é claro, o contacto com os profissionais de saúde são fundamentais para que eles possam detectar e gerir os problemas de saúde mental.

 

O Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) é um dia para a educação global em saúde mental, para a conscientização e a defesa contra o estigma social. Foi celebrado pela primeira vez em 1992, por iniciativa da Federação Mundial de Saúde Mental.

Como o tema deste ano é «Jovens e saúde mental num mundo em mudança» vamos cada um de nós estar mais atento e apoiar os nossos jovens?

Se tu és jovens lembra-te que a vida às vezes é motivadora e desafiante, outras vezes , é difícil e angustiante. Nos momentos em que precisas de ajuda para te sentires melhor pede ajuda, ela existe.

Deixamos o relatório de autoria da Organização Mundial de Saúde face ao tema deste ano.

 

A COMISSÃO CIENTÍFICA DA PLATAFORMA SAUDEMENTALPT

Fontes:

OMS

 


PDF

Clique aqui para ver o pdf


Tags:

Partilhar


Comentários

Outros(as) Destaques

Registe a sua entidade

Guia da plataforma saudementalpt

Rede de Parceiros/Patrocinadores

  • Goupbuzz