Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Consequências psicológicas das catástrofes

Consequências psicológicas das catástrofes
22:30:16 29-07-2017 Comissão Gestora da Plataforma Saudementalpt Notícia

Descrição

Quais as consequências na saúde mental das pessoas que vivem catástrofes naturais, como os incêndios?

Várias evidências científicas demonstram que os desastres naturais, tais como, a experiência de catástrofes com fogo, podem levar a uma série de problemas de saúde mental pós-traumáticos.



A Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) é a perturbação identificada mais comum e que ocorre após a exposição a um evento traumático. A depressão é a segunda perturbação mais comum, observada nos sobreviventes de catástrofes, seguido de vários problemas de ansiedade (Norris, Friedman, Watson, Byrne, Diaz e Kaniasty, 2002). Outro das quadros psicopatológico decorrentes de tragédias, como os incêndios que originam a perda da vida de pessoas, é o luto patológico que se refere à dor pela morte de alguém. Trata-se de um sofrimento pela perda de alguém que se complica pela persistência no tempo, pelo recordar constante da pessoa falecida, amargura pela perda, incapacidade de prosseguir com a vida, preocupação excessiva pela perda, desesperança sobre o futuro, preocupação com a tristeza, entre outros. Este sofrimento pode constituir uma síndrome distinta, com possível coexistência da depressão ou da ansiedade (Prigerson et al., 1999). Outros problemas passíveis de acontecer a pessoas vítimas de catástrofes naturais, e que não preenchem os critérios suficientes para o estabelecer de um diagnóstico psiquiátrico, relacionam-se com problemas de sono, preocupação excessiva com o quotidiano, uso de substâncias ilícitas, e a predisposição para conflitos interpessoais, etc.. Portanto, embora possam não se tratar de condições psiquiátricas específicas, estes problemas de desadaptação psicoemocional podem contribuir para problemas muito persistentes que afetam os indivíduos, as suas famílias e as suas comunidades.

Qualquer um dos problemas de saúde mental, ou mal-estar psicoemocional, que surge após a experiência direta, ou indireta, de uma catástrofe, deve ser devidamente avaliado, por um técnico competente (médico de medicina geral e familiar, outro) e, desejavelmente, especializado, tal como um psiquiatra ou um psicólogo, para a avaliação clínica ser a mais correta. Esta avaliação também deve ser atempada, e idealmente, subsequente ao apoio prestado pela equipa de saúde mental especializada em situações de emergência psicológica / de intervenção psicológica em situação de catástrofe. Caso não haja o apoio desta equipa, a procura de apoio especializado é ainda mais necessária.

As consequências na saúde psicológica das pessoas vitimas de uma situação de emergência, varia de pessoa para pessoa e o prognóstico também depende de cada situação em particular. Síndromes como a depressão, ou no caso do luto, podem, nestas situações, tornarem-se facilmente  em quadros psicopatológicos crónicos se a pessoa não for apoiada com uma intervenção adequada. Com o apoio certo as síndromes podem ser superadas e reestabelecer-se o equilíbrio psicoemocional e a saúde psicológica das pessoas.

 

O texto apresentado em itálico teve por base um texto maior, de autoria do Professor Richard Bryant da School of Psychology, University of New South Wales, apresentado no site da Sociedade Australiana de Psicologia. Pode consultar o texto original aqui. Todo o texto também foi construído após a consulta do site da Organização Mudial da Saúde (OMS), nomeadamente a rúbrica sobre «Mental Health and Psychosocial Support in Emergencies» que sugerimos que consulte. Deixamos, ainda, o Manual da OMS: BUILDING BACK BETTER | Sustainable mental health care after emergencies, em versão pdf, que pode consultar e baixar para si.

 

A COMISSÃO GESTORA DA PLATAFORMA SAUDEMENTALPT

 

Siga-nos na página de facebook


PDF

Clique aqui para ver o pdf


Tags:

Partilhar


Comentários

Outros(as) Destaques

Registe a sua entidade

Guia da plataforma saudementalpt

Rede de Parceiros/Patrocinadores

  • Goupbuzz