Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Aprovado medicamento que rastreia a ingestão de medicamentos prescritos para pessoas com doença mental

Aprovado medicamento que rastreia a ingestão de medicamentos prescritos para pessoas com doença mental
14:51:00 17-11-2017 Comissão Científica da Plataforma Saudementalpt Notícia

Descrição

A Federação da Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA, na sigla em inglês), a agência do medicamento norte-americana, aprovou no dia 13 de novembro de 2017, o primeiro medicamento que rastreia digitalmente se os pacientes ingeriram a sua medicação. (1, 2) Trata-se de uma versão digital do Abilify, fabricado pela Otsuka Pharmaceutical, uma versão de marca do aripiprazole, uma droga antipsicótica usada no tratamento da esquizofrenia, da perturbação bipolar e como tratamento complementar para depressão em adultos. (1 e 4)

 

Em que consiste este «medicamento digital»?

É um medicamento que integra um sensor que regista informação sobre a sua própria toma e esta informação digital é transmitida a um dispositivo externo. O sensor minúsculo integrado no medicamento, feito por uma empresa chamada Proteus, é do tamanho de um grão de areia e é ativado quando entra em contato com o líquido estomacal. O sensor detecta e registra a data e hora em que o medicamento é ingerido. A aplicação e o sensor integrado no medicamento são chamados Abilify MyCite (4).

 

Como funciona?

O sistema funciona enviando uma mensagem do sensor do medicamento para um «patch wearable». O patch transmite a informação para um aplicativo móvel através de um adesivo previamente colado na zona das costelas do paciente. A informação registada é depois enviada via bluetooth para uma aplicação no smartphone ou tablete. O adesivo, que deve ser substituído todas as semanas, regista ainda os níveis de atividade, as horas dormidas, os passos dados e o batimento cardíaco. (4, 5)

 

Os pacientes também podem permitir que os seus cuidadores, e médicos, acessem a informação através de um portal web. Podem selecionar quais as pessoas que podem aceder à informação e podem tomar esta decisão, ou fazer alterações quanto à mesma, a qualquer momento. (3, 5)

 

Quando estará disponivel?

O medicamento estará disponível no mercado no próximo ano, mas ainda não se sabe quanto irá custar. (5)

 

Vantagens ou desvantagens?

Segundo Mitchell Mathis, MD, diretor da Divisão de Produtos de Psiquiatria no Centro de Avaliação e Pesquisa de Drogas da FDA, "...ser capaz de rastrear a ingestão de medicamentos prescritos para as doenças mentais pode ser útil para alguns pacientes".(4)

 

Pela primeira vez, os médicos que prescrevem o medicamento poderão saber se os seus pacientes tomam, ou não, a medicação prescrita (3), no entanto, à semelhança dos comprimidos tradicionais, o Abilify MyCite também pode causar efeitos secundários, nomeadamente “náuseas, vómitos, prisão de ventre, dores de cabeça, tonturas, falta de controlo nos movimentos, ansiedade, insónia e inquietação. Irritação na pele no local onde é colado o penso também pode acontecer em algumas pessoas”, lê-se no comunicado divulgado pela FDA. (5)

 

 

​Se esta informação lhe desperta interesse consulte mais informação sobre a mesma.

 

FONTES:

(1) https://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm584933.htm

(2) http://expresso.sapo.pt/palavra/entity/price/Abilify-MyCite

(3) https://www.sciencealert.com/fda-approved-first-digital-pill-embedded-tracking-system-abilify-mycite

(4) https://www.npr.org/sections/thetwo-way/2017/11/14/564112345/fda-approves-first-digital-pill-that-can-track-if-youve-taken-it

(5) http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-11-14-Aprovado-comprimido-digital-que-conta-ao-medico-se-o-paciente-esta-a-tomar-a-medicacao-a-hora-e-na-dose-certas

 

 

A COMISSÃO CIENTÍFICA DA PLATAFORMA SAUDEMENTALPT

 


Tags:

Partilhar


Comentários

Outros(as) Destaques

Registe a sua entidade

Guia da plataforma saudementalpt

Rede de Parceiros/Patrocinadores

  • Atlas da Saúde
    Goupbuzz