Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Casa de Alba - Comunidade Terapêutica em Saúde Mental |Fundação Romão de Sousa

Casa de Alba - Comunidade Terapêutica em Saúde Mental |Fundação Romão de Sousa


Sobre

A Fundação Romão de Sousa criou e gere a Casa de Alba - Comunidade Terapêutica em Saúde Mental. A Casa de Alba é uma Comunidade Terapêutica mista, com serviço de apoio residencial e ambulatório. Utiliza um modelo integrativo-relacional, conduzido por uma equipa multi-disciplinar experiente e qualificada. Presta serviços de alojamento, alimentação, terapias psicossociais estruturadas (psiquiatria, psicoterapia, arte e musico terapia, psicomotricidade, enfermagem psiquiátrica, desporto, equitação, entre outros). A Fundação tem protocolos de colaboração com diversas instituições nacionais e estrangeiras e opera em estreita articulação com Universidades e instituições académicas. Os resultados são medidos regularmente, sendo alvo de estudos de investigação. O trabalho da Casa de Alba é supervisionado por por profissionais com experiência reconhecida e acompanhado por uma Comissão Consultiva internacional. Fazemos também trabalho domiciliário e ambulatório (consultório também em Lisboa).


  • LinkedIn
“Recuperação de problemas de saúde mental em ambiente seguro e contentor”

Entidade

Instituições sociais da área da saúde mental e neurológica

Área de Saúde Mental

Doença mental do jovem e do adulto

Outras Perturbações transversais na idade

Promoção do bem-estar mental e da saúde neurológica

Apoio ao familiar/cuidador

Apoio às Entidades da área


Casa de Alba - Comunidade Terapêutica em Saúde Mental

A Fundação Romão de Sousa criou na sua sede, na Casa de Alba, 7100-630 São Bento do Cortiço, uma Comunidade Terapêutica mista para adultos com perturbações mentais graves. Tem capacidade máxima para 18 residentes, com quartos duplos ou individuais.

A Casa de Alba demarca-se do modelo tradicional de Residência para pessoas com perturbações mentais. Vocábulos como doente, cantina e dormitório, são substituídos por residente, cozinha, sala de jantar e quarto de dormir. O enfoque é centrado na pessoa como um todo, enquanto ser idiossincrático, capaz, com potencialidades e limitações, e nas relações que se estabelecem entre todos os residentes. A medicação e os serviços de psiquiatria são utilizados pela Casa de Alba como parte integrante e fundamental neste processo.

A Fundação presta serviços de alojamento, alimentação, apoio integrado (psicológico, psiquiátrico e psicossocial) e apoio na organização das atividades diárias da Casa. Desejavelmente todos os residentes terão nesta última um papel ativo, de acordo com as capacidades de funcionamento psicossocial de cada um, nomeadamente através da compra de géneros e confeção das refeições e da manutenção da habitação. Com este espírito de Comunidade Terapêutica pretende-se promover a autonomia, a funcionalidade e a recuperação pessoal dos residentes. A gestão das atividades da Casa e das interações que nela ocorrem são perspetivadas como momentos únicos, catalisadores de mudança e potenciadores de qualidade de vida.

Há lugar a uma contrapartida pecuniária a cargo dos residentes ou suas famílias, embora se admita que nalguns casos seja possível obter apoio do Instituto de Segurança Social ou do Ministério da Saúde.

Programas Residenciais e em Ambulatório

Programa de Ambulatório

Consulta de Psiquiatria e Farmacoterapia - 45 Euros
Consulta e Acompanhamento Psicológico - 35 Euros
Psicoterapia Individual - 45 Euros
Avaliação Multidisciplinar com Relatório - 150 Euros
Arte Terapia - 25 Euros
Serviço Social - 25 Euros
Enfermagem Psiquiátrica e Psicossocial - 25 Euros
Psicomotricidade e Relaxamento - 25 Euros

Aconselhamento familiar nas modalidades acima referidas.
Após a primeira sessão será delineado um plano individual que poderá incluir uma ou mais destas intervenções. Algumas das modalidades são comparticipadas.

Se tiver dificuldades económicas pode optar pelo serviço "Low Cost" beneficiando de um desconto de 50% em todas as modalidades. Este serviço é proporcionado por recém graduados ou estudantes em fases avançadas de formação e que estão em situação de estágio ou voluntariado. Todos os estudantes ou recém graduados são supervisionados por profissionais qualificados e experientes sendo igualmente obrigados a cumprir as regras deontológicas da sua associação profissional.

O trabalho é sempre realizado e discutido em equipa multi-disciplinar, estando esta obrigada a manter a mais estrita confidencialidade.
Ligue para 935 563 377 / 930 509 637 ou escreva para claudia.pedro@fundacaords.org para saber mais.

(*Casa de Alba e/ou Consultório em Lisboa)
*O custo do programa no Consultório de Lisboa sofre algumas alterações. Por favor ligue para mais informações.

A sua presença online

Aceda ao site da Casa da Alba aqui.

Aceda ao site da Fundação Romão de Sousa, aqui.


Localização


Contactos

Sede: Casa de Alba, Cx Postal 945, 7100-630, Estremoz. | +351. 935 563 377 | E-mail: info@fundacaords.org |Consultório em Lisboa: Rua Andrade Corvo 50, 3º Direito, 1050-009 Lisboa


Partilhar


Comentários

Registe a sua entidade

Guia da plataforma saudementalpt

Outras do Distrito

  • Metalentejo - associação para o bem-estar psicossocial da comunidade
    Casa de Alba - Comunidade Terapêutica em Saúde Mental |Fundação Romão de Sousa
    CERCIDIANA