Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Casa Ozanam, Associação das Obras Sociais de S. Vicente de Paulo

Casa Ozanam, Associação das Obras Sociais de S. Vicente de Paulo


Sobre

A Casa Ozanam é Instituição Particular de Solidariedade Social, sito na rua das Escolas, n.º 5, 4520-611 S. João de Ver, é um estabelecimento da Associação das Obras Sociais de S. Vicente de Paulo, cujos estatutos se encontram registados no livro 2 das associações de Solidariedade Social, sob o número 26/85 a fls.150 e verso, em 08 de Maio de 1985, na Direcção Geral da Segurança Social. O projeto da implementação desta Casa surgiu em 14/01/1989, sendo lançada a 1.ª pedra em 25/04/1993. Com o esforço dos Vicentinos voluntários e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira que deram e continuam a dar apoio a esta instituição, foi realizada a inauguração em 2 de Julho de 2006, a partir da qual começaram as atividades dirigidas à comunidade. A Missão da Casa Ozanam consiste em promover a participação e a (re)integração na vida social e profissional de grupos sociais vulneráveis, nomeadamente pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidade e pessoas com doença mental, assim como impulsionar o exercício pleno da sua cidadania, através de um conjunto integrado e individualizado de ações e serviços.


“A Casa da Comunidade...”

Entidade

Instituições sociais da área da saúde mental e neurológica

Área de Saúde Mental

Doença mental do jovem e do adulto

Deficiência intelectual

Dependências e consumos

Outras lesões ou condições neurológicas

Promoção do bem-estar mental e da saúde neurológica

Apoio ao familiar/cuidador


Centros de Atividades Ocupacionais I e II

Constituem duas respostas sociais destinadas a adultos com idade superior a 16 anos, com deficiência grave ou profunda, temporária ou permanente, que não permita o exercício de uma atividade profissional no mercado de trabalho e mesmo no âmbito do Emprego Protegido. Pretende-se proporcionar a valorização da pessoa portadora de deficiência, promovendo o seu bem-estar físico, psicológico e social.

Constituem objetivos primordiais destas valências a rentabilização das capacidades físicas, sensoriais, cognitivas e psicossociais, através de atividades individualizadas e em grupo; a promoção da interação social no grupo e na comunidade; o desenvolvimento de competências relativas ao funcionamento independente das atividades de vida diária.

Esta valência oferece um leque variado de atividades permanentes e/ou pontuais – atividades socialmente úteis, atividades estritamente ocupacionais e atividades terapêuticas e de apoio especializado – que fomentam a participação ativa dos clientes no sentido da sua autonomia pessoal e integração social.

Funcionam de Segunda a Sexta-feira das 8h30 às 18h00.

Unidade Sócio-Ocupacional e Serviço Porta Aberta

UNIDADE SÓCIO-OCUPACIONAL

É um Programa de Reabilitação destinado a pessoas com problemas de Saúde Mental grave, em desvantagem psicossocial, transitória ou permanente, visando a sua reinserção social, familiar e/ou profissional, ou a sua integração em programas de formação ou Emprego Protegido.

A Unidade baseia-se no combate à exclusão do doente mental crónico, (jovens e adultos). Atualmente, a Casa Ozanam apresenta-se como um dos mais importantes polos de desenvolvimento de atividades de apoio a pessoas com problemas de Saúde Mental, que se têm manifestado de extrema importância para o apoio à comunidade.

Funciona Segunda, Quarta e Sexta das 14h15 às 16h30; Terça e Quinta das 10h45 às 16h30.

 

SERVIÇO PORTA ABERTA

É um espaço de atendimento, aconselhamento e acompanhamento social e psicológico, destinado a crianças, jovens e adultos do concelho de Santa Maria da Feira, tendo como principais objetivos:

- Informar sobre os serviços da Casa Ozanam e os recursos sociais existentes;

- Detetar as reais necessidades da comunidade;

- Prestar apoio psicológico a crianças, jovens e adultos;

- Proceder ao encaminhamento de situações para as entidades competentes.

Funciona à Quarta-feira das 09h00 às 17h00.

A sua presença online

Aceda ao seu site aqui.


Localização


Contactos

Sede (AOSSVP): Rua de Santa Catarina, 769 4000-454 Porto | Casa Ozanam: Rua da Escola, 5 4520-611 Santa Maria da Feira


Partilhar


Comentários

Registe a sua entidade

Guia da plataforma saudementalpt

Outras do Distrito

  • Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa
    Serviços Núcleo de Aveiro da Alzheimer Portugal
    Casa Ozanam, Associação das Obras Sociais de S. Vicente de Paulo
  • Cerciespinho - Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado, C.R.L.