Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

APPDA-Norte, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

APPDA-Norte, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo


Sobre

A APPDA-Norte, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos que tem como missão promover a qualidade de vida das pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), de todos os grupos etários e suas famílias e como visão possuir uma estratégia de crescimento, orientada para a criação de serviços e equipamentos especializados no apoio e acompanhamento de pessoas com PEA, alcançar e manter uma imagem de competência e credibilidade e por último, assumir-se como instituição de referência a nível nacional e internacional. Diagnóstico e intervenção nas áreas de psicologia, psiquiatria, social, ocupacional e da comunicação; apoio a pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo; apoio às famílias; ações de formação para as famílias e técnicos; divulgação; sensibilização e atualização da problemática do Autismo


“Promover a qualidade de vida das pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo”

Entidade

Instituições sociais da área da saúde mental e neurológica

Área de Saúde Mental

Outras Perturbações transversais na idade


CEACF - Centro de Estudos e Apoio à Criança e Família, CAO - Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial

O CEACF é a resposta social da APPDA-Norte que apoia crianças com perturbações do desenvolvimento e autismo dos 0 aos 6 anos de idade e respectiva família. O CEACF é constituído por uma equipa multidisciplinar de técnicos especializados que diagnostica, avalia o perfil desenvolvimental, delineia o plano de intervenção de acordo com as características e necessidades de cada criança, e conduz o processo de intervenção em articulação estreita com os seus contextos significativos (ex: casa, infantário, escola). A intervenção tem como objectivos gerais dar resposta às necessidades identificadas pela Família e promover a harmonização do perfil desenvolvimental da criança, a aprendizagem de competências funcionais e facilitar a sua inclusão na sociedade, pela integração e adaptação a diferentes contextos. A Família é entendida numa dupla perspectiva: como co-terapeuta, pelo seu papel central e mediador de todo o projecto terapêutico; e como estrutura afectiva que se confronta com a exigência e, muitas vezes, as dificuldades de ajudar a crescer, desenvolver e cuidar de uma criança com necessidades especiais.

 

As linhas orientadoras do CAO são promover a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas com perturbação do Espectro do Autismo, capacitando-as com um melhor nível de funcionalidade e autonomia. Estes clientes distribuem-se por 5 grupos, tendo um deles características mais diferenciadas (maior funcionalidade sobretudo em questões académicas). O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9.00 às 17.00, durante todo o ano com a excepção dos feriados. Cada cliente usufrui de um leque de atividades de acordo com os objectivos do plano de desenvolvimento individual, respeitando as expectativas e potencialidades de cada um.

 

A Resposta Social Lar Residencial traduz-se num serviço que apoia jovens/adultos portadores de PEA, com idade igual ou superior a 16 anos, aos quais disponibiliza apoio residencial permanente. Tem como missão promover a qualidade de vida dos seus clientes, bem como apoiar as suas famílias, pautando o seu funcionamento segundo os princípios da APPDA-Norte. O Lar Residencial pretende proporcionar aos seus clientes um espaço familiar, onde exista conforto, e onde se desenvolvam atividades que promovam, junto dos seus utentes, o bem-estar físico e emocional, a autonomia e independência, a autoestima, a interação e participação social, traçando-se para tal uma intervenção adequada às necessidades/especificidades de cada um. Pretende ainda conseguir um ambiente equilibrado, estruturado e protegido, adequado às características da sua população.

Outros serviços

GASC - Grupos para Autonomia e Socialização em Contexto

Centro Local de Intervenção no Desenvolvimento (CliD)

Intervenção Precoce

 

Saiba mais no site institucional.

A sua presença online

Aceda ao seu site aqui.


Localização


Contactos

Rua Dom Carlos, I Nº. 110 - 4430-258 Vila Nova de Gaia Telefones: 227169550 / 964230042 | geral@appda-norte.org.pt


Partilhar


Comentários

Registe a sua entidade

Guia da plataforma saudementalpt

Outras do Distrito

  • Delegação Norte da Alzheimer Portugal
    NOVAMENTE PORTO
    APPDA-Norte, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo
  • AFUA MATOSINHOS
    AFUA, UCCI-SM - Unidade socioocupacional de adultos
    AFUA PORTO
  • ADEB, PORTO - Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares
    Associação Nova Aurora na Reabilitação e Reintegração Psicossocial - ANARP
    Associação TODOS
  • Sentido de si - Associação de Saúde Mental